Florianópolis Web > Florianópolis > Praias > Praia Mole

Praia Mole | Florianópolis / SC

    

Praia Mole

Tradicional point da juventude da Ilha, a Praia Mole, que tem este nome devido à areia solta e macia, é freqüentada principalmente por surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam a encosta sul como rampa de decolagem.


Fica a beira da rodovia e totalmente aberta ao público em geral, é contornada por vegetação rasteira com pequenos arbustos. Está livremente aberta ao sol, dando-lhe muita luminosidade.


Praia Mole
Praia Mole

Nos dias mais quentes a paquera toma conta do lugar. Corpos atléticos e torneados desfilam por suas areias, exibindo todo o charme de quem sabe aproveitar as coisas boas da vida. A mesma galera sarada pode ser apreciada nas filas formadas nas duchas de água doce, que tanto refrescam quem tem medo de entrar no mar bravio, quanto tiram a água salgada do corpo de quem aventura-se pelo mar gelado da costa leste.


Praia Mole

Outro ponto de encontro são os vários barzinhos à beira-mar. Ali, com o pé na areia, um suco natural ou uma cerveja bem gelados aliviam o calor do sol. Na hora em que bater a fome é possível optar entre sanduíches naturais, petiscos de frutos do mar ou mesmo um refeição completa. Para quem chegar na baixa temporada não há problema: tem estabelecimento funcionando o ano inteiro.


Quando o assunto é paquera GLBT, o Deca, último barzinho em direção ao costão norte, é só agito. O carnaval do bar é famoso, com festa rolando o dia inteiro.


As famílias que forem curtir a praia com crianças devem ter cuidado redobrado. Além das fortes ondas causadas pelo mar aberto, a Mole tem características de tombo, ou seja, a profundidade aumenta abruptamente, após uns poucos passos em direção ao mar. Embora a praia conte com um dos postos Salva-Vidas mais bem equipados da Ilha, não vale a pena arriscar.


Por ser uma das praias mais badaladas na cidade, durante a temporada o trânsito pode ficar lento. Quem se dirige para o centro no fim do dia pode ficar em engarrafamentos, pois além das praias, a região possui muitos bares, restaurantes e casas noturnas.