Florianópolis Web > Sobre Florianópolis

Sobre Florianópolis

    

Florianópolis

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo e Niterói (RJ).


Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.


Possui, segundo o IBGE no ano de 2009, uma população de 408.161 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas de Joinville.


Clima


Florianópolis apresenta as características climáticas inerentes ao litoral sul-brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes. É a quarta capital mas fria do país, ficando atrás apenas de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.


A média das máximas do mês mais quente varia de 26ºC a 31ºC e a média das mínimas do mês mais frio, de 7,5ºC a 12ºC. A temperatura média anual está em torno de 21ºC. A temperatura mais baixa registrada na cidade foi de -2ºC em 1975 e a máxima foi de 39ºC. Geadas não são frequentes, mas ocorrem esporadicamente no inverno. Devido à proximidade do mar, a umidade relativa do ar é de 80% em média.


População


Em 2000, dos doze distritos que compõem o município, o de maior população era o distrito sede (213 574 habitantes). Dentre as 84 comunidades de Florianópolis, as mais populosas eram o Centro, na ilha, com 41.827 habitantes, e no continente, o bairro Capoeiras (17.905 habitantes).


A população de Florianópolis é bastante diversa, embora a maioria seja de ascendência europeia. A população da cidade é majoritariamente de origem portuguesa, com destaque para os colonos açorianos que colonizaram a região em meados do século XVIII. Também são importantes numericamente os descendentes de alemães e italianos que começaram a chegar à cidade no início do século passado, vindos das diversas colônias do interior de Santa Catarina.


A cidade soma cerca de 10 mil novos moradores por ano, além de dobrar sua população durante a temporada de verão. Tal incontestável crescimento desordenado gera, algumas vezes, transtornos a uma parte da população, que manifesta sua insatisfação através de comportamento segregador, por vezes de forma violenta.


Distritos


Barra da Lagoa

Cachoeira do Bom Jesus

Campeche

Canasvieiras

Centro

Ingleses do Rio Vermelho

Lagoa da Conceição

Pântano do Sul

Ratones

Ribeirão da Ilha

Santo Antônio de Lisboa

São João do Rio Vermelho